Tito Paris é um músico, compositor e cantor caboverdiano, nascido em 30 de Maio de 1963, na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente. Radicado em Lisboa, ele é um dos responsáveis pela divulgação da música das ilhas da Morabeza pelo mundo além de uma figura de relevo da comunidade africana na capital.
Biografia[editar | editar código-fonte] Nascido no seio de uma família com muitos elementos dedicados de alguma forma à música, cedo começou às escondidas a deambular pelos bares da sua cidade natal em busca desta. Aprendeu os primeiros acordes na guitarra com sua irmã. Foi tocando com os irmãos e com o primo Bau, que também se viria a tornar célebre. Recebeu a influência de músicos como o clarinetista Luís Morais e do pianista Chico Serra.Aos dezanove anos de idade, foi viver para Lisboa, a pedido de Bana, outro nome sonante da música de Cabo Verde, que queria tê-lo a tocar no seu agrupamento musical Voz de Cabo Verde. Na altura, pensava que iria tocar baixo, mas acabou por ser convidado para tocar bateria. Estava prestes a recusar e voltar para Cabo Verde, quando Bebeto - o baixista do grupo - se foi embora e acabou por ser convidado a substituí-lo. Tocou no agrupamento durante quatro anos, após os quais começou a seguir uma carreira em nome próprio, tornando-se um dos músicos caboverdianos mais conhecidos de Lisboa, com solicitações constantes de conterrâneos seus e também de músicos portugueses, como Rui Veloso.
Lançou e produziu o seu primeiro álbum em 1987, um trabalho instrumental que dá relevo ao seu virtuosismo como guitarrista. Mais tarde, formou um grupo próprio, com o qual gravou o álbum "Dança Ma Mi criola". Em 1996, lançou o álbum "Graça de Tchega". Posteriormente lançou dois trabalhos ao vivo e, em 2002, um novo trabalho de estúdio denominado "Guilhermina". Os seus trabalhos encontram-se à venda pelo mundo fora, desde Nova Iorque até Paris, divulgando a música de Cabo Verde e o seu talento como instrumentista e como cantor.
Na passagem de ano de 2007 para 2008, animou a noite de Lisboa com um concerto no Terreiro do Paço.
Quem desejar escutar a sua música pode deslocar-se à Casa da Morna, onde o Tito (além de ser um dos sócios) costuma actuar às 3ªs e 5ªs a partir das 22h. Nos restantes dias arriscamo-nos a encontrar nomes sonantes da música cabo-verdeana que aí costumam actuar como: Rolando, Dany Silva, Paulino Vieira, etc.
Fez uma homenagem a Miguel Portas no Teatros Luiz em Lisboa.Onde intrepertou a canção "Saudade", originalmente cantada Cesária Évora.